Latest Posts

Sorry, no posts matched your criteria.

Stay in Touch With Us

Odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore.

Email
magazine@example.com

Phone
+32 458 623 874

Addresse
302 2nd St
Brooklyn, NY 11215, USA
40.674386 – 73.984783

Follow us on social

YogandoBR

  /  Yoga Para Todos   /  Reflexões   /  Desconstrução de Gênero no Tantra

Desconstrução de Gênero no Tantra

Muito se fala, não somente no Universo do Tantra, mas também no Yoga em geral, sobre “forças” femininas e masculinas. Esse tem sido um estudo bastante interessante da SOAS (Centros de Estudos de Yoga da Universidade de Londres), inclusive.

Gênero e sexo são coisas diferentes. O gênero é uma construção social enquanto o sexo uma realidade material. Colocar gênero em coisas/pessoas faz com que limite nosso autoconhecimento e também nos afasta da realidade. Pessoas do sexo feminino são excluídas de muitos espaços enquanto pessoas do sexo masculino são colocadas em lugares de poder. Principalmente quando falamos da cultura Indiana onde mulheres, naturalmente, são consideradas muito inferiores aos homens.

Então, por que falamos de Yoni (representação do útero) e Linga (representação do pênis) no Tantra? Porque útero/vulva e pênis são sexo (realidade material) enquanto “forças” “feminina e masculina” são construções de gênero. Ou seja: O Tantra não nega a materialidade e, tampouco, invisibiliza mulheres. Muito pelo contrário: dentro da linha Tantrika Não Dual são sempre trabalhados a adoração de Deusas (mulheres). Essas divindades personificadas como mulheres representam a autonomia de fêmeas em uma linhagem filosófica que tem como princípio a subversividade do sistema opressor sobre mulheres daquela cultura.
Conseguimos observar bem isso quando estudamos mais a fundo a Iconografia dessas divindades.

A construção de gênero abre espaço para colocar pessoas de sexos diferentes (macho e fêmea) em lugares que a sociedade espera. Exemplo: homem deve ser masculino, o provedor, forte, protetor. Enquanto mulher espera-se feminilidade, gentil, materna e cuidadora. Gênero é sofrimento e o Tantra quer que você se liberte dos rótulos e qualquer caixa que queiram te colocar.

Namastê! Seja muito bem vinda(o)! Somos uma comunidade de praticantes e professores de Yoga que visa levar equilíbrio, autoconhecimento e liberdade para mais e mais pessoas através da prática e da filosofia do Yoga. Espero que você se sinta inspirado e acolhida(o).

contato@yogandobr.com

You don't have permission to register