Latest Posts

Sorry, no posts matched your criteria.

Stay in Touch With Us

Odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore.

Email
magazine@example.com

Phone
+32 458 623 874

Addresse
302 2nd St
Brooklyn, NY 11215, USA
40.674386 – 73.984783

Follow us on social

YogandoBR

  /  Yoga Para Todos   /  Reflexões   /  Mulheres Ascetas

Mulheres Ascetas

Ascetas são pessoas que se retiram e deixam para trás sua vida em família e sociedade para dedicar-se à vida espiritual. O ascetismo indiano está muito ligado também ao Hatha Yoga. Esses Yogis dedicam suas vidas à práticas de Tapasyās (práticas austeras que envolvem certo nível de dor mais ou menos intensas).

❗Normalmente, a vida de um asceta começa desde cedo ao aprender técnicas com seus gurus já na infância. Porém, isso é muito diferente quando falamos sobre mulheres.

🔱 Na Índia as mulheres precisam cumprir seus papéis sociais a partir do momento que nascem do sexo feminino (o que não é muito diferente do que esperam de uma mulher em qualquer parte do mundo. Mas na Índia é um pouco mais complicado). Por isso, a vida dessas mulheres ascetas começam já mais velhas. De acordo com o Manusmrti (Leis de Manu – Coleção de livros bramânicos) o casamento é um sacramento védico para as mulheres e, como consequência, seria uma de suas principais obrigações. A mulher supostamente deve seguir um Dharma específico (strīdharma) que – segundo os brâmanes – é de sua natureza cheia de compromissos como o casamento, cuidadora do lar e criação dos filhos.

♀️ Quando então uma mulher pode se tornar asceta e se retirar de seus compromissos para dedicar-se uma vida à “Deus”? Quando ela já está “velha” para casar/ter filhos ou, então, é viúva. Mulheres nessas condições são consideradas descartáveis para a sociedade e suas famílias. Assim, elas podem seguir o caminho espiritual. Dessa forma, essas mulheres também se defendem de outras formas de violência como a prevenção da fome, por exemplo. Fazendo parte de comunidades como essas, elas conseguem ter algum tipo de “proteção”.

Eu sou a Larissa Farias, idealizadora do YogandoBR. Criei este espaço para compartilhar o Yoga para mais e mais pessoas. Espero que vocês se sintam inspirados. @yogandobr

contato@yogandobr.com

You don't have permission to register