
Pseudociência x Autoconhecimento
Estava um dia desses refletindo de como pseudociencia tem sido moda hoje em dia e que, infelizmente, faz parte desse meio do qual o Yoga está envolvido.Mas você já parou pra pensar o quanto isso pode ser prejudicial, principalmente para as mulheres?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A pseudociência como Reiki, horóscopos, tarôs, tethahealing, astrologia, entre outros assuntos místicos e espirituais, que nós adoramos falar sobre, são de interesses predominantemente femininos. Já parou pra pensar o por quê? Essas pseudociência podem ser ferramentas que afastam mulheres da verdadeira ciência.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O @vaginariapodcast fez uma abordagem muito didática a respeito dessa reflexão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A apresentadora fala a respeito de quantas de nós já tentamos justificar ações de homens de acordo com o signo dele ou de alguma outra superstição holística que explique comportamento de mau caratismo. Quanto você já consumiu do seu tempo, e até dinheiro, investindo em explicações místicas se aquele seu relacionamento daria certo? Agora responda, quanto você já consumiu do seu tempo olhando apenas o seu signo ou jogando tarô/baralho apenas focada em si mesma? Ou apenas refletindo sobre si.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Essas ferramentas são usadas por mulheres que são consideradas “donas de si” como autoconhecimento, mas, na verdade, elas podem nos afastar do que realmente é importante.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Historicamente, as mulheres sempre foram afastadas do conhecimento. Proibidas de estudar, somente cuidar dos filhos e casa. Assim, devemos nos atentar o que te afasta do real conhecimento e, consequentemente, do autoconhecimento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A palavra ciência vem do latim e significa conhecimento e somente ela pode nos salvar. O sagrado femino é legal, yoga é importante, astrologia é interessante, mas não pode ser TUDO que você conhece quando, na verdade, estamos nos afastando de nós mesmas.