Latest Posts

Sorry, no posts matched your criteria.

Stay in Touch With Us

Odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore.

Email
magazine@example.com

Phone
+32 458 623 874

Addresse
302 2nd St
Brooklyn, NY 11215, USA
40.674386 – 73.984783

Follow us on social

Meditação: Como começar?

A maioria das pessoas acreditam que a meditação é uma prática só para os seres evoluídos ou quem já prática yoga há anos. Outros deles acham que é necessário ser naturalmente calmo para alcançar o estado meditativo. 

Vamos acabar com essa lenda? 

A meditação só exige que – em primeiro lugar – você tenha vontade de começar e força de vontade para não desistir na primeira tentativa. 

Muitas pessoas que são mais agitadas, ou ocupadas, nunca entendem muito bem como elas podem encaixar a prática meditativa dentro da sua rotina.

Primeiramente, o que é – de fato – a meditação? Por que queremos alcançar o estado meditativo? 

A meditação consiste em focar a sua atenção em um determinado ponto, até que sua mente desperte para a iluminação e esteja uno com seu corpo e com o universo. Mas o que isso quer dizer? 

Quer dizer que você se coloca no momento presente, deixando que seus pensamentos fluam naturalmente. Você não vai deixar de pensar! Isso é impossível. Nosso cérebro trabalha até quando estamos dormindo. 

A meditação não quer que você não pense em alguma coisa. Ela só quer que você não se apegue à esses pensamentos . Deixem eles passarem e comece a observá-los ao invés de brigar com você mesmo para que eles não venham.

Imagina que você é um barco em alto mar e que está ali, flutuando, deixando as ondas passarem. Não se envolva com qualquer tipo de pensamento que vier (seja do seu trabalho, da sua vida pessoal, do passado ou imaginando seu futuro). Só os observe, mas não os reflita. A meditação, ao contrário do que muitos pensam, não é um momento pra refletir. É um momento para estar presente, com você mesmo. De auto observação. 

Quanto mais você se conecta com a sua respiração, com o seu corpo, com o que está sentindo, mais você se conhece e possibilita a prática do auto controle. A paciência, o amor, a gratidão com você mesmo e com a sua vida, faz com que você naturalmente se ame mais e preste atenção na sua intuição.

E por que é tão importante nos conectarmos com a nossa essência? Para não ficarmos perdidos e termos acesso ao nosso coração. Podendo assim, ter mais discernimento para tomarmos decisões e praticar o auto cuidado. 

E dai, aos poucos, você vai perceber que não precisa ter medo. Agora você tem um amigo. E quem é esse amigo? É você mesmo. 💜

Acompanhe um exercício de meditação abaixo: 

Quando o treino de meditação está presente no seu dia-a-dia, tudo ao seu redor se torna mais maleável, as tomadas de decisões são mais sutis e assertivas. 

Tente meditar todos os dias, iniciando com 1 minuto (você pode até colocar um despertador) vá aumentando gradativamente, até que consiga meditar por 5, 10, 15, 20 minutos e até uma hora. 

Existem inúmeros exercícios de meditação, mas existe um que pode ser mais fácil para quem está começando. 

Exercício simples de meditação em 5 passos: 

1. Sente-se em uma posição confortável. Dica de posição 1: Sente-se em uma cadeira com os pés plantados no chão (tire os sapatos e a meia para que você se conecte com a terra e sentir o chão). A coluna deve estar ereta e você pode repousar as mãos sobre os joelhos, ou fazer o Gyam Mudra (O dedo indicador encosta na extremidade do polegar e os outros dedos ficam eretos.) que é o do conhecimento, traz melhora na memória, auxilia na prática da meditação, no humor e promove a calma e a consciência. Dica de posição 2: sente-se em Sukasana (sentado no chão cruzando a perna como de índio), mantenha a coluna alongada e queixo paralelo ao solo. 

2. Imagine um objeto que você gosta muito ou que tenha um significado sentimental pra você. Imagine que ele está entre suas sobrancelhas (aquele tal do terceiro olho)- Anjna Chakra. Se for possível, fique olhando para esse objeto antes de fechar os olhos para que a imagem dele fixe na sua mente. 

3. Feche os olhos e observe esse objeto. Todos os detalhes. Se concentre nesse objeto. 

4. Os pensamentos virão. Deixe que eles passem sem se envolver com eles. 

5. Observe por 1 minuto somente esse objeto. Observe seus sentimentos. Sem refletir. Sem se envolver. Apenas aceite-os. 

Comece com 1 minuto e vá aumentando gradativamente, sem pressa.

Deixe seu comentário me contando se você conseguiu fazer esse exercício. 😍
Achou difícil? 

Também podem deixar dicas sobre outra forma de meditar que você conhece e queira compartilhar!

Que todos tenham uma semana cheia de paz e sabedoria. 

Namastê!

Eu sou a Larissa Farias, idealizadora do YogandoBR. Criei este espaço para compartilhar o Yoga para mais e mais pessoas. Espero que vocês se sintam inspirados. @yogandobr

contato@yogandobr.com

You don't have permission to register