Existe uma diferença entre praticar Yoga e chegar ao estado de yoga. Segundo Yoga Sutra de Patanjali, a definição de yoga (em sânscrito) é: yogaśgcittavrttinirodhah
Esse termo se refere à habilidade de voltar a mente exclusivamente em direção a um objeto e sustentar essa direção sem quaisquer distrações. O objeto pode ser concreto, externo a nos ou parte de nós mesmos. Pode ser um conceito ou algo além dos sentidos. Esse, é o estado de yoga.
A Prática de Yoga se refere ao conjunto de técnicas prescritas que nos faz chegar à esse estado. Os asanas (posturas), por exemplo, é um deles. Mas aqui no ocidente acabamos que chamamos tudo que é relacionado à prática de Yoga de somente “Yoga”. Mas isso não quer dizer que estamos no estado final, nesse “estado de Yoga”.
Patanjali diz que para chegarmos ao estado de Yoga precisamos da prática e do desapego. Esse desapego seria das distrações do nosso interior e ao nosso redor. Entendendo, assim, nossa verdadeira natureza. Porém, existem alguns obstáculos para que consigamos alcançar esse estado mental. Mas isso não quer dizer que ele deva ser permanente. Quanto mais vulneráveis estamos à esses obstáculos, mais difícil de atingir o estado de yoga.