🔱A principal diferença entre às práticas do Tantra e as práticas vedantinas estão no Sadhana (práticas diárias), propósito e uso dos mantras, visão de mundo e principalmente em suas aplicações. Vários textos tantrikas explicam que as práticas vedantinas não mais se aplicam à realidade atual e que o Tantra é a prescrição para a era em que vivemos.
🔥O Tantra quebrou o sistema de castas na Índia, incluindo mulheres, pessoas de castas inferiores e homossexuais que outrora eram PROIBIDOS de realizar quaisquer práticas espirituais. O Tantra não tem tabus, não tem distinção entre uma pessoa e outra, há apenas a realização da Devi em todas as coisas, nas experiências que vivemos e até na expressão do corpo.
🤯 Quanto ao aspecto do Hatha Yoga (no sentido das práticas com o corpo), este surgiu dentro das tradições tantrikas, abarcando consigo todos estes aspectos, práticas e visão de mundo. Assim é no mínimo dicotômico praticar Yoga físico utilizando a filosofia de Raja Yoga Patanjala, são pensamentos opostos e conflitantes, ou seja, um deles te empurra para um lado e o outro para outro lado, assim, você fica onde está.
👊 Os ensinamentos de Patanjali foram e são valiosos, a prática deles é benéfica desde que você siga também a linha de pensamento e propósito.
O Tantra abrigou a filosofia Patanjala, removeu o vedantismo dual e os dogmas, adaptando os ensinamentos para a era atual para que sejam práticos e gerem frutos hoje!
🤸🏽♀️ Por isso, a formação 200hr de professores de Yoga do YOGANDOBR + LALITĀ KULA é pensada pra quebrar esse tabu e trazer todos para o mundo real. Quebrando essa dicotomia. Quer se inscrever? LINK NA BIO 💥