Latest Posts

Sorry, no posts matched your criteria.

Stay in Touch With Us

Odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore.

Email
magazine@example.com

Phone
+32 458 623 874

Addresse
302 2nd St
Brooklyn, NY 11215, USA
40.674386 – 73.984783

Follow us on social

YogandoBR

  /  Vídeo-Aulas   /  Benefícios do Yoga   /  Yoga tem dogmas?

Yoga tem dogmas?

Falar de YOGA sem o elemento CENTRAL que é o espiritual é IMPOSSÍVEL dizer que pratica Yoga.

Mas é muito POSSÍVEL praticar Yoga – que é uma prática filosófica que une corpo, mente e espírito – sem dogmas! Vem pra entender!

Primeiro, vamos no dicionário ver a definição de dogma: “Ponto fundamental de uma doutrina religiosa, apresentando como certo e indiscutível; Qualquer doutrina de caráter indiscutível.”

E Yoga é religião??

Yoga pode ser definido de maneira geral primeiramente como um sistema de práticas psicofísicas, que utiliza a conexão entre mente e corpo, sendo esta conexão central, o que torna as práticas que chamamos de yoga distintas de outras práticas espirituais que carecem dessa conexão.

Existem diversas formas de praticar Yoga: Raja Yoga (meditação), Bhakti Yoga (yoga devocional / rituais), Karma Yoga (ações conscientes), Jñana Yoga (estudo das escrituras), Hatha Yoga (Yoga postural).

Essas práticas são opcionalmente teístas, ou seja, é compatível com religiões teístas, não teístas e até filosofias ateístas. Entretanto, Yoga É uma disciplina espiritual, embora existam praticantes que não levam em consideração o cunho espiritual. Daí, essas práticas carecem do elemento central que define o Yoga: conexão mente, corpo e espírito.

Mas veja bem: trazer o elemento espiritual nada tem a ver com imposições dogmáticas e/ou necessidade de devoção a um deus. O objetivo do yoga com cunho espiritual é apenas entender que sua prática trará benefícios para ser aplicado em sua vida para melhorar sua relação com você mesmo e as pessoas à sua volta.

O ideal é estar atento, pois existem sim professores e linhas de yoga que são sim dogmáticas.

Resumão: yoga tem dogmas?? Depende pra quem você pergunta e com quem você pratica!

Eu sou a Larissa Farias, idealizadora do YogandoBR. Criei este espaço para compartilhar o Yoga para mais e mais pessoas. Espero que vocês se sintam inspirados. @yogandobr

contato@yogandobr.com

You don't have permission to register